Ouro de Ofir, compreenda o que significa.

A música RARIDADE, do cantor gospel Anderson Freire, se tornou um sucesso no meio evangélico. Ela tem no seu centro uma frase que nos descreve como sendo preciosos, mais raros que o OURO PURO DE OFIR, então muitas pessoas têm se perguntando o significado e a aplicação do mesmo.

A primeira citação de Ofir na bíblia foi em Gênesis 10.28 “A Ofir, a Havilá e a Jobabe; todos estes foram filhos de Joctã”. Essa passagem refere-se ao nome de uma pessoa, cremos que posteriormente é possível que tenha se tornado o nome de uma cidade ou região. Alguns historiadores remetem essa localidade a África, Índia ou até mesmo Arábia, a verdade é que não é possível apontar uma localização exata da mesma.

O valor de Ofir pode ser percebido em algumas passagens poéticas como Jó 28.16 “Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir” uma comparação do valor da sabedoria. O salmista fala no capítulo 45.9 “à tua direita estava à rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.”, esses versos mostram a importância e o valor do Ouro de Ofir.

O Ouro de Ofir tinha sua particularidade o que por sua vez leva a uma raridade. O rei Davi disse em I Crônicas 29.3 que tinha dado para a construção do grande templo “Três mil talentos de ouro de Ofir”, Salomão em I Reis 9. 26-28 demonstra que também mandava buscar em Ofir ouro, certamente ele tinha um valor especial e provavelmente um valor acima dos ouros das outras regiões.

ouro de ofir - logos | princípios do reino

É importante frisar que não podemos usar o texto descrito em Isaias 13. 9-12 “Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ufir.” Pois, essa raridade não está ligada a algo especial, mas sim a uma palavra de destruição vindo da parte de Deus para com os pecadores, é necessário ler com atenção o texto, em especial do versículo nove até o doze Ele diz que não sobraria ninguém e que seria mais fácil encontrar o ouro de Ofir do que um homem, pois eles seriam raros, por causa da destruição que Deus faria.

Podemos ser comparados mais raros que o Ouro de Ofir?

Por outro lado, podemos também comparar o homem ao Ouro, e em especial ao Ouro de Ofir, dentro de uma hermenêutica própria. Nós somos sim preciosos, tão preciosos que o Pai enviou seu Filho para a cruz para que pudéssemos ter novamente um relacionamento com Ele. O ouro de Ofir era considerado o metal mais precioso do mundo, porém não tão importante e precioso quanto o homem, nós somos a criação mais importante de Deus, a única que ele formou com suas próprias mãos e trouxe a vida com o seu próprio fôlego.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Joh 3:16 ACF)

Bibliografia:

Harris, R. Laird; Archer, Gleason L.; Waltke, Bruce K. – Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento; 1ª edição; São Paulo; Editora Vida Nova; 1998.

Dicionário ilustrado da Bíblia / editor geral Ronald F. Youngblood; co-editores F.F. Bruce & R.K. Harrison; Tradução Lucília marques Pereira da Slva… [et al.]. — São Paulo: Vida Nova, 2004.

BibleWorks; versão 8